CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 166.2024 Hora: 19:12 Fase: OD
Orador: Jorge Solla, PT-BA Data: 10/09/2024

O SR. JORGE SOLLA (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

Nós estamos aqui assistindo a mais um absurdo desta turma da extrema direita. Ontem eles tentaram impedir a votação de um projeto fundamental, Deputado Geraldo Resende, para pacientes com fibromialgia. Hoje eles querem impedir a votação de um projeto fundamental para milhares e milhares e milhares de brasileiros que são assistidos na rede de hospitais universitários federais.

Alguns nem sabem disto, porque vivem no mundo da irrealidade, da fantasia, não se atêm aos fatos. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi uma das grandes conquistas do Governo da Presidenta Dilma. Essa empresa coordena hoje uma rede de 45 hospitais universitários federais que são unidades de referência para procedimentos de alta complexidade — transplante de órgãos, cirurgia cardíaca, tratamento de câncer, formação de especialistas. Essa rede tem a maior parte de programas de formação de residência médica e de especialidades em nosso País.

Este projeto vai permitir que emendas parlamentares sejam bem utilizadas, sejam utilizadas para se investir na maior rede hospitalar do Sistema Único de Saúde. Mas por que eles querem impedir esta votação? Por que eles querem obstruir? Porque querem aprovar a anistia para golpistas, querem aprovar a anistia para aqueles que tentaram derrotar o Estado de Direito.

Se tivessem sido vitoriosos, este Parlamento não estaria mais funcionando. Vocês atacaram o Palácio do Planalto, os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Quase explodiram um caminhão de combustível em local próximo ao Aeroporto de Brasília. Felizmente, essa foi uma operação tabajara. Vocês atentaram contra o País, contra as leis democráticas, contra o Estado de Direito. Os que foram presos — muitos não foram, muitos que financiaram e planejaram o golpe ainda estão soltos — não podem ser anistiados, muito menos o general do golpe, Bolsonaro, que foi o grande planejador do golpe.

Felizmente, o golpe não deu certo. Não é porque o golpe não deu certo que Bolsonaro, seus comparsas e todos aqueles que tentaram dar o golpe em 8 de janeiro devem ser anistiados. Já basta a anistia que deram aos torturadores da época do regime militar, que mataram pessoas neste País. Basta a anistia em relação a outros absurdos que são praticados todos os dias. Não podemos permitir que aqueles que tentaram dar golpe de estado sejam anistiados nem podemos permitir que nos impeçam de aprovar um projeto importante como esse argumentando a necessidade de anistia para golpistas.