![]() |
|
O SR. JORGE SOLLA (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.
Venho comemorar, porque, em pouco mais de 1 ano e meio do Governo do Presidente Lula, já vivemos em outro País. Investimentos na educação, na saúde e em políticas públicas fazem a diferença na melhoria da vida das pessoas. Os resultados estão aí. Voltamos a ter o desemprego nos menores patamares da história. Aumentou o consumo, com o aumento da renda da nossa população. Melhoraram as condições de vida. Tiramos o Brasil da lista dos 20 países com a pior cobertura vacinal. Estamos novamente construindo uma oferta de serviços de saúde. E ainda não começaram as obras do PAC, ainda não começou a construção dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida, dos 1.800 postos de saúde, das creches, das maternidades. Imaginem quando a construção civil estiver aí bombando! Os resultados vão ser ainda melhores.
A cada dia temos novos motivos para comemorar. Sábado passado, Presidente, tivemos no Município de Jequié uma atividade importante, a implantação de um novo campus universitário federal. Há pouco menos de 1 ano, estivemos em Jequié fazendo audiência pública para reivindicar um campus universitário federal para o Município, que é um polo regional importante da Bahia. Muitos não acreditavam, diziam que o Presidente Lula não voltaria a fazer investimento em novos campi universitários. Os resultados estão aí. Foi aprovado o novo campus para Jequié. No mesmo sábado, estivemos com duas reitoras, a do Instituto Federal da Bahia e a da Universidade Federal do Sul da Bahia. A Universidade Federal do Sul da Bahia será tutora desse novo campus universitário e o IFBA fará a cessão do terreno, de um grande terreno, vizinho às instalações do campus do IFBA, para a construção do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia em Jequié.
Quero agradecer às Magníficas Reitoras Profa. Luzia Mota, do IFBA, e Profa. Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia, ao Diretor do campus do IFBA em Jequié, o Prof. Luciano Pestana, e a todos que estiveram conosco apoiando esse grande investimento do MEC, do Ministério da Educação, do Governo do Presidente Lula.
Não adianta, contra fatos não há argumentos, Presidente. O Brasil voltou a cuidar de sua gente, o Brasil voltou a investir para garantir o Sistema Único de Saúde. Na próxima sexta-feira, estaremos em Salvador com a nossa Ministra da Saúde, a Ministra Nísia Trindade, visitando dois grandes hospitais filantrópicos, o Hospital Martagão Gesteira e o Hospital Aristides Maltez, que têm mais de 50 anos de serviços prestados 100% pelo SUS e que estavam à míngua no Governo passado. No período das trevas, o financiamento ficou congelado em 2016. Desde que deram o golpe e tiraram a Presidenta Dilma, estavam esses hospitais filantrópicos com o mesmo contrato, com os mesmos valores, vivendo a maior crise da sua história, assim como o Hospital Irmã Dulce, em Salvador. Felizmente, com o retorno do Presidente Lula, voltamos a ter orçamento no Sistema Único de Saúde, para ampliar o financiamento dos hospitais filantrópicos, para aumentar os tetos dos Municípios e dos Estados, para construir novamente postos de saúde — são 1.800 no PAC.
Voltou o Brasil a cuidar de sua gente. Voltou o Brasil a cuidar da educação, a cuidar da saúde. Temos muito a comemorar: a implantação em Jequié do novo campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, recursos para a saúde, para os nossos hospitais públicos e filantrópicos, e a vida melhor da nossa população, porque está acabando o desemprego, está acabando com a fome, estão acabando, a cada dia, aquelas políticas de atraso e das trevas do Governo anterior.
Eu peço que se registre, por favor, este pronunciamento no programa A Voz do Brasil e nos veículos de comunicação desta Casa.
Muito obrigado.