CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 124.2025 Hora: 20:08 Fase: OD
Orador: Jorge Solla, PT-BA Data: 08/07/2025

O SR. JORGE SOLLA (Bloco/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, este projeto é extremamente importante.

Eu quero esclarecer algo aos Parlamentares que falam contra o projeto, mas nem o leram. Por exemplo, 90% dos insumos farmacêuticos são importados. Sabem por quê? Na década de 90, o Brasil tinha uma indústria farmoquímica, e esse raciocínio tacanho, antinacionalista destruiu a farmoquímica de tal monta que hoje o Brasil tem que importar qualquer princípio ativo, tem que importar da Índia e tem que importar da China, quando já poderíamos ter, a essa altura do campeonato, estabelecida a produção de insumos farmacêuticos químicos.

Já tínhamos base instalada aqui em várias áreas, mas o raciocínio foi: "Não importa termos produção nacional, não importa termos geração de emprego e renda aqui, não importa determos a tecnologia, temos que comprar mais barato". Pagavam 1 centavo mais barato num lote de medicamentos e entregavam o emprego e a produção à China, entregavam os impostos à Ásia. O Brasil nem recebia os impostos, nem recebia a tecnologia, nem recebia a geração de emprego.

Vocês destruíram a farmoquímica brasileira. Não vão destruir novamente agora, quando nós estamos montando um parque de biotecnologia que fará inveja à maioria dos países do mundo.