CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 285.1.55.O Hora: 17:30 Fase: GE
Orador: CAPITÃO AUGUSTO, PR-SP Data: 29/09/2015

O SR. CAPITÃO AUGUSTO (PR-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, antes de mais nada, quero deixar registrada a visita de uma comitiva do Estado de São Paulo a esta Casa composta pelo Coronel Aradzenka, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo; Coronel Zychan, Comandante do Comando de Policiamento da Capital - CPC; Coronel Gardenal, Subcomandante do CPC; Tenente-Coronel Faria, do Gabinete do Comandante-Geral; Tenente-Coronel Costa, da 3ª EM, e Capitão Cordesco, da Assessoria do Comandante-Geral. Também tivemos, na Comissão de Viação e Transportes, uma brilhante palestra do Capitão Julyver Modesto de Araújo sobre transporte coletivo.

Então, faço aqui o registro da visita dessa comitiva da Polícia Militar de São Paulo. Sem demérito das polícias dos demais Estados, mas eu conheço muito bem a Polícia Militar de São Paulo e posso atestar que é uma das melhores do mundo.

Quero aproveitar ainda, Sr. Presidente, Srs. Deputados, para dizer que tivemos uma reunião com o Ministro das Cidades, Sr. Gilberto Kassab, por quem a Polícia Militar de todo o Brasil tem um grande carinho, em especial a Polícia Militar do Estado de São Paulo, para pedir que seja incluída no Programa Minha Casa, Minha Vida a destinação de uma porcentagem das casas para os policiais militares.

O Deputado Cabo Sabino, do Ceará, sabe muito bem as dificuldades que os policiais encontram, hoje, morando em favelas, nas regiões periféricas, tendo que esconder suas fardas antes de ir trabalhar. Há uma dificuldade tremenda nessa questão da habitação. Portanto, esperamos realmente que o Ministro tenha essa sensibilidade de destinar um percentual de casas não só para os policiais militares, Deputado Moroni Torgan, mas também para todos os policiais civis e federais, que ganham pouco e têm ainda essa dificuldade de morar junto com a criminalidade, com o crime organizado, tendo que esconder suas fardas, até mesmo suas identidades, fazendo tudo para preservar suas famílias.

Então, reforço aqui o nosso pedido para que o Ministro Gilberto Kassab entenda esse anseio dos policiais do Brasil, que necessitam de uma moradia digna. Seria perfeita a inclusão dos policiais no Programa Minha Casa, Minha Vida, com a destinação de 3% das residências. Seria muito bom para a própria comunidade do Programa Minha Casa, Minha Vida, porque nós temos registros de que, normalmente, nesses locais há um alto número de ocorrências criminais, os índices são altos, e o policial, naquela localidade, poderia colaborar sobremaneira para a segurança do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Esse é o nosso apelo ao Ministro Gilberto Kassab.

Muitíssimo obrigado, Sr. Presidente.