CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 084.1.55.O Hora: 14:50 Fase: PE
Orador: CAPITÃO AUGUSTO, PR-SP Data: 27/04/2015

O SR. CAPITÃO AUGUSTO (PR-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, todos os que nos veem pela TV Câmara, pessoal da cidade de Ourinhos que nos visita - Donizete Xavier, Neno Batista, Viviane de Bastiani -, moradores da nossa região, o oeste paulista, venho aqui hoje fazer um convite para um evento que será realizado do dia 5 ao dia 14 de junho na cidade de Ourinhos, a Feira Agropecuária Industrial, a maior feira de portões abertos do Brasil. Não há cobrança de ingressos nem para entrada nem para os shows. A renda será revertida para o tratamento de câncer na nossa cidade.

Diga-se de passagem, estamos travando há algum tempo uma luta para que o nosso Hospital do Câncer tenha o reconhecimento e o credenciamento junto à Secretaria de Estado da Saúde. Já estivemos em contato com o Dr. David, o Secretário, para que reconheça e credencie o Hospital do Câncer de Ourinhos na rede de tratamento do SUS - Sistema Único de Saúde. Também tivemos reunião com o Dr. Arthur, no Ministro da Saúde, para pedir que seja feito esse reconhecimento do nosso Hospital do Câncer.

A região de Ourinhos tem cerca de 5 mil portadores dessa doença hoje, com dificuldades enormes de se deslocarem para as cidades de Jaú, Botucatu e Barretos para tratamento. Há dificuldade não só na questão do transporte, pois os pacientes saem por volta das 5 horas da manhã em peruas, em vans, em ambulâncias, para fazer o tratamento quimioterápico ou radioterápico, o que, como sabemos, debilita muito o organismo. Depois, após serem submetidos a esses tratamentos, esses pacientes retornam para as peruas, para as vans e ficam aguardando os demais pacientes que foram para lá.

Normalmente, os pacientes acabam saindo às 5 horas da manhã e chegando por volta das 9 horas, 10 horas da noite, para fazer um tratamento que já temos plenas condições de oferecer, desde que haja o reconhecimento do SUS para que Ourinhos possa atender toda a região. Assim, poderemos dar uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes portadores dessa doença tão ruim, que é o câncer.

Então, Sr. Presidente, deixo aqui esse registro e peço também que meu discurso seja divulgado no programa A Voz do Brasil.

Muitíssimo obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - V.Exa. será atendido, nobre Deputado.