CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 073.3.55.O Hora: 09:02 Fase: BC
Orador: DELEY, PTB-RJ Data: 12/04/2017

O SR. DELEY (Bloco/PTB-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, quero dar bom dia a todos e registrar a presença do Vereador Carlos Santana e do Vereador e Presidente da Câmara de Volta Redonda, Dinho, que vieram a Brasília fazer algumas discussões políticas, buscar caminhos e levar recursos para a nossa cidade.

Quero também, Sr. Presidente, lamentar. Entendo que as exigências do Governo Federal são extremamente duras, draconianas, eu diria, mas, como disse ao longo da semana, chegou-se à seguinte situação: ou nós votamos ou o Rio de Janeiro vai morrer. O Estado hoje só tem condições de arcar com mais três folhas de pagamento.

Se a equipe econômica do Governo acha que nós realmente devemos deixar chegar a uma situação que não se sabe como vai ficar, talvez fora de controle, não sei o que vai acontecer. Volto a dizer: o Rio de Janeiro é o que hoje está em pior situação, mas há mais Estados na fila, há mais Estados chegando. Não vai ter jeito. O Governo Federal vai ter que entender que nós nos chamamos República Federativa do Brasil.

Eu sempre disse que a mãe de todas as reformas dentro deste Congresso é a rediscussão do pacto federativo.

Obrigado, Sr. Presidente.