CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 068.3.55.O Hora: 18:06 Fase: BC
Orador: DELEY, PTB-RJ Data: 10/04/2017

O SR. DELEY (Bloco/PTB-RJ. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente. Só quero registrar que nós temos hoje a questão da negociação da dívida dos Estados. É óbvio que ninguém está feliz em ter que tomar essas atitudes, mas só há duas opções: ou nós votamos, ou o Estado do Rio termina de morrer.

Nós estivemos lá, conversamos e sabemos que o Rio de Janeiro tem condições de arcar com somente mais seis folhas de pagamento. Nós vamos ter que escolher: ou nós votamos esse projeto, ou vamos deixar explodir uma crise social sem precedentes.

A situação é trágica. Ninguém gostaria de ter de votar o que está sendo proposto, mas eu vejo que nós não temos escolha.

Há essa coisa de falar que foi por conta de desvio, que roubaram aqui ou acolá. Quem roubou está preso, e quem ainda deve vai ter que pagar para a Justiça.

Agora, nós não temos outra escolha. Hoje isso acontece com o Rio de Janeiro, com o Rio Grande do Sul e com Minas Gerais. Daqui a pouco outros Estados também vão ter o mesmo problema.

Então, no Rio há o início de uma catástrofe que aparece pintada, e daqui a pouco nós não saberemos o que fazer.

As opções são estas: ou votamos, ou o Rio morre.

O SR. PRESIDENTE (Alberto Fraga) - Obrigado, Deputado.