CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 054.2.54.O Hora: 14:54 Fase: PE
Orador: PAULO TEIXEIRA, PT-SP Data: 26/03/2012

O SR. PAULO TEIXEIRA (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Deputado Luiz Couto, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, povo brasileiro, venho a esta tribuna para falar de uma viagem que fiz no último final de semana ao Estado do Amazonas. Fomos a Manaus e depois a São Gabriel da Cachoeira. É uma ação que faço com outros Deputados do Amazonas, com o Deputado Francisco Praciano e o Deputado Estadual José Ricardo Wendling, e também, nessa viagem, a Deputada Vera Castelo Branco. A Deputada Rebecca Garcia deve somar-se a nós nas próximas viagens, para o desenvolvimento daquela região. São Parlamentares querem fortalecer o diálogo entre as organizações do Alto Rio Negro com o Governo Federal e com o Governo do Estado do Amazonas, porque ali nós temos civilizações milenares, nós temos os índios ianomâmis, os índios barés, os índios baniuas, os índios tucanos, que são civilizações anteriores à vinda dos portugueses e das demais nações para o Brasil e com as quais nós temos de estabelecer um diálogo de altíssimo nível.

E para o desenvolvimento daquela região nós localizamos alguns problemas que precisam ser tratados. O primeiro problema é o fornecimento de energia elétrica. E aqui eu quero saudar o Ministro Celso Amorim e o ex-Deputado José Genoíno, que ajudaram a desenrolar um problema na relação da Aeronáutica com o Estado brasileiro, e agora podemos avançar, se o Ministério de Minas e Energia puder tocar o processo de construção de uma pequena central hidrelétrica em São Gabriel da Cachoeira.

E listamos ainda: a extensão do Programa Luz para Todos nas comunidades indígenas; o tema do tratamento de água, a ideia de a FUNASA financiar uma estação de tratamento de água; o tema da segurança alimentar, já que o Rio Negro é chamado de o rio da fome, é um rio muito ácido, que não tem peixes, então é importante que se fortaleça o tema da segurança alimentar naquela região; o tema da saúde, porque é muito difícil um médico mover-se, mudar-se para São Gabriel da Cachoeira, então faltam profissionais, principalmente médicos.

E também quero trazer aqui o importante trabalho que a Defensoria Pública da União fez na semana passada em São Gabriel da Cachoeira, um mutirão que prestou 390 atendimentos, que resultaram em 290 processos de aposentadoria, pensões etc., o que demonstra a necessidade de haver uma agência do INSS naquela região, e vamos solicitar ao Ministro da Previdência a construção, a instalação de uma agência do INSS ali. Quero parabenizar o Dr. Tertuliano e na pessoa dele todos os Defensores da União que fizeram esse mutirão em São Gabriel da Cachoeira.

Estivemos também na inauguração de uma fazenda para usuários de drogas, para pessoas dependentes de drogas, que é a Fazenda Esperança. Estavam lá o Cardeal Cláudio Hummes, de São Paulo, todas essas autoridades, a esposa do Governador Omar Aziz, e também o Bispo. E quero parabenizar o Bispo de São Gabriel da Cachoeira, D. Edson Damian.

Eu quero também dizer que em Manaus recebi o título de cidadão amazonense, que tanto me honra, por representar agora também uma região tão importante como o Estado do Amazonas. E pude ali refletir um pouco sobre o tema do desenvolvimento do Amazonas. Eu acho que o Brasil e o mundo têm de ajudar a alavancagem do desenvolvimento daquele Estado, que presta grandes serviços ambientais ao Brasil, com seu regime de chuvas, para a agricultura, com a produção de energia limpa, pela água, pela disponibilidade hídrica, e também com a capacidade que aquele Estado tem de fornecer uma biodiversidade tão rica como a amazônica.

Recebi o título, e quero agradecer ao povo amazonense, que, evidentemente, ao conceder-me o título prestava uma homenagem a Pedro Yamaguchi Ferreira, meu filho, que faleceu há 1 ano e meio naquele Estado, e que foi ali prestar o serviço de advocacia aos pobres, aos povos indígenas, mas quero agradecer; é o compromisso que faço com o povo amazonense, a partir de toda essa trajetória, e que se aprofunda nesse vínculo. Quero agradecer ao Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Ricardo Nicolau, à proponente do título, Deputada Vera Castelo Branco, agradecer-lhes a bondade, toda a delicadeza, todo o carinho para conosco. E agradeço ao povo da Amazônia.

Estavam presentes lá também os Deputados Federais Francisco Praciano e Rebecca Garcia, e quero também agradecer-lhe, Deputado, a referência que fez à nossa pessoa, por termos recebido esse título, e dizer que queremos, junto com V.Exa., poder somar-nos na condução dos temas do Amazonas. Eu digo que sou o nono Deputado, como V.Exa. disse, mas não disputo voto lá; meu voto é o paulista, e portanto posso somar-me sem os problemas (risos) que outro Deputado novo pode conduzir àquele Estado, o nono e honorário Deputado do Amazonas.

Então, agradeço ao povo amazonense, e quero dizer que o tema amazonense, para mim, é um tema nacional, é um tema mundial; todos deveriam e devem fazer os seus investimentos na Amazônia, porque a Amazônia representa para o mundo o lugar que faz a captura de carbono num momento em que nós temos o aquecimento global, que fornece chuvas para a agricultura de todo o País, que fornece água para a produção de energia e que tem uma biodiversidade imensa, com base na qual nós temos de erigir uma grande indústria, farmacêutica e de cosméticos, naquela região.

Portanto, o desenvolvimento da Amazônia não é o desenvolvimento só daquele Estado; interessa a todo o País e a todo o mundo, e também tem de chegar à população ribeirinha, à população indígena, que requerem tratamento de saúde, requerem educação de qualidade, requerem moradia, requerem desenvolvimento e acesso às riquezas do mundo.

Então, muito obrigado, e um abraço a todo o povo amazonense, que de maneira tão bacana nos recebeu no final de semana. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Muito obrigado, Deputado Paulo Teixeira.

O SR. PAULO TEIXEIRA - Quero pedir que seja anexado ao meu discurso o relatório da prestação de serviço da Defensoria Pública da União na última semana em São Gabriel da Cachoeira.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Eu quero parabenizá-lo, Deputado Paulo Teixeira, por esse vínculo com São Gabriel da Cachoeira, V.Exa. que lá perdeu um filho. V.Exa. teve um filho que foi vítima, lá, de um acidente, mas V.Exa. mantém essa relação com aquilo que ele fazia lá, ou seja, mantém a memória e a história do seu filho, que continua na ação do pai e de outras pessoas que estão contribuindo também para uma ação de cidadania naquela região. Parabéns a V.Exa.


DOCUMENTO A QUE SE REFERE O ORADOR