CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 190.3.54.O Hora: 17:42 Fase: GE
Orador: SIMÃO SESSIM, PP-RJ Data: 02/07/2013

O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, como brasileiro fervoroso e amante do futebol, eu não poderia deixar de prestar, da tribuna desta Casa, minhas singelas homenagens aos integrantes da Seleção Brasileira, que acabam de conquistar, para a felicidade geral desta Nação, o tetracampeonato da Copa das Confederações.

O País e o mundo se curvaram diante da atuação soberba, da garra e da extraordinária disciplina tática da nossa Seleção Brasileira. Reverenciou o talento e a magia das jogadas convertidas em gol do garoto craque Neymar, do goleador Fred e, por que não dizer, da proteção do anjo da guarda David Luiz, verdadeiros guerreiros como os demais companheiros em campo.

Foi de arrepiar, Sr. Presidente, como V.Exa. também deve ter constatado, o coro de 75 mil vozes festejando na arena gigante do Maracanã, com gritos alucinados de olé, essa inesquecível exibição de gala dos nossos atletas, que deram fim à invencibilidade de 29 jogos da Seleção da Espanha, atuais campeões do mundo.

Afinal, a Seleção Canarinho, orientada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, este extraordinário líder, humilhou, digamos assim, ao vencer por 3 a 0, com sua habilidade e destreza, a congênere espanhola, campeã do mundo e da Europa em títulos.

Vencemos, Sr. Presidente, de forma invicta, em um só torneio, equipes grandiosas do quilate do Japão, do México, do Uruguai, da Itália e da Espanha.

Eu diria, Sr. Presidente e nobres Deputados, que a conquista da Copa das Confederações foi da mesma forma a vitória do reencontro do torcedor brasileiro com a grande paixão do futebol, que há muito não se via neste País.

Tivemos um Neymar, consagrado como o terceiro artilheiro e Bola de Ouro, o melhor jogador da competição, carimbando para o mundo o seu incontestável talento e real valor rumo a sagrar-se, em breve, quem sabe, também como o melhor jogador deste planeta.

Como bem frisou Pedro Motta Greiros, do jornal O Globo, a exibição de gala diante dos campeões do mundo foi também a conquista da confiança para que a Seleção Brasileira recupere o prestígio e o posto, ano que vem, durante a Copa do Mundo de 2014. Até porque, depois do espetáculo da noite deste domingo, o futebol do mundo inteiro terá de se curvar diante da Seleção Canarinho.

Parabéns ao técnico Luiz Felipe Scolari, o nosso querido e estimado Felipão, ao seu auxiliar, o experiente coordenador-técnico Carlos Alberto Parreira, a toda Comissão Técnica, aos jogadores, ao Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e ao torcedor brasileiro, que deu um show de patriotismo na festa que encantou o mundo neste domingo de alegria e verdadeira paixão.

Parabéns a todos que, direta e indiretamente, colaboraram para o êxito deste tetracampeonato.

Muito obrigado.