CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com reda%C3%A7%C3%A3o final
Sessão: 096.1.54.O Hora: 09:38 Fase: BC
Orador: NELSON PELLEGRINO, PT-BA Data: 05/05/2011

O SR. NELSON PELLEGRINO (PT-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Município de Salvador está beirando hoje quase 3 milhões de habitantes, e o problema do trânsito e do transporte na cidade é gravíssimo. Aliás, isso ocorre não só em Salvador, mas também em todas as metrópoles do mundo e nas grandes metrópoles do Brasil.

A Presidenta Dilma Rousseff lançou o PAC da Copa e o PAC da Mobilidade. São 18 bilhões de reais para o PAC da Mobilidade para Municípios acima de 700 mil habitantes. Salvador pode captar em torno de 2,4 bilhões de reais do PAC da Mobilidade.

O que está em discussão, neste momento, na cidade, é a conclusão do metrô. Existem 14 quilômetros que precisam ser concluídos. Desses, 6 quilômetros, mais ou menos, já foram feitos, mas não viabilizam o metrô de Salvador. Precisamos concluir os 14 quilômetros, fazendo um corredor até Pirajá.

Temos um trem que também serve à região suburbana da cidade, com uma população de quase 400 mil pessoas, e esse trem está bem sucateado.

Lutei muito nesta Casa e junto ao Governo Federal. Começamos um processo de revitalização dos trens do subúrbio, e há um projeto de levar os trens do subúrbio à região metropolitana - Simões Filho, Camaçari, Dias D'Ávila -, chegando à Mata de São João, Pojuca até Alagoinhas.

Há hoje uma discussão sobre que modal será implantado para fazer o trecho que vai do Iguatemi ao Aeroporto Dois de Julho e depois ao Município vizinho de Lauro de Freitas.

Onze propostas foram apresentadas, propostas que envolvem metrô, VLT, BRT e monotrilho. As 11 propostas foram abertas e estão sendo examinadas. Começará um debate na Assembleia hoje, do qual participarei; quero trazê-lo para a Câmara Federal.

A minha opinião é a de que o modal a ser adotado precisa combinar alguns fatores. Primeiro: integração tarifária. Deve haver uma tarifa só para se movimentar em todo o sistema. Segundo: combinação de diversos sistemas que já existem. Deve-se concluir o metrô até a estação Pirajá, e não só até o acesso norte, como está previsto hoje, além de se estender e requalificar o trem do subúrbio, transformando-o em trem metropolitano.

Na região central, penso que, neste momento, pelo que está colocado, pelo dinheiro disponibilizado, a proposta que mais corresponde à realidade é o BRT, até por causa da sua infraestrutura e dos seus corredores exclusivos. Hoje ele transporta mais que o VLT. Acho que essa é uma defesa apaixonada. O VLT também é um modal interessante, mas, pelos recursos que temos hoje disponibilizados, o BRT corresponde muito mais à realidade, porque tem a mesma capacidade do VLT.

É evidente que o metrô seria a solução mais definitiva - é o que todos nós defendemos -, mas não temos recursos hoje para fazê-lo, e precisamos concluir pelo menos esse trecho da paralela até 2014, quando acontecerá a Copa do Mundo. Portanto, hoje esse debate está em curso.

O que tenho defendido, Sr. Presidente, é que devemos ter agilidade nessa definição; não podemos ficar ad infinitum nesse debate. Precisamos tomar uma decisão, implantar o modal, concluir o trecho do metrô até Pirajá, revitalizar o trem do subúrbio e fazer toda uma integração, inclusive tarifária, desses modais.

Muito obrigado, Sr. Presidente.