CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem%20supervis%C3%A3o
Sessão: 377.3.54.O Hora: 17:04 Fase: GE
Orador: ARNALDO FARIA DE SÁ, PTB-SP Data: 19/11/2013

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - (PTB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, solicito seja dado como lido pronunciamento em que requeiro a transcrição da carta que do Governador Geraldo Alckmin, por nossa intercessão e do irmão Renato Amaral, envia ao Presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda pelos 83 anos de organização e pela inauguração da nova sede:

"Com muita alegria, quero me unir aos mais de 12 milhões de associados da Soka Gakkai, em todo o mundo, para celebrar os 83 anos dessa valiosa organização, que o senhor lidera com sabedoria há mais de meio século.

A Soka Gakkai é reconhecida internacionalmente por promover a educação, a cultura da paz, os valores verdadeiramente humanistas. Somos gratos por sua contribuição para o desenvolvimento desses valores no Estado de São Paulo e no Brasil. Nesta data especial, felicito a todos pela inauguração em Tóquio da nova sede central da Soka Gakkai.

Estou seguro de que será o marco de uma nova e auspiciosa era da expansão e fortuna para todos os associados.

Aproveito a oportunidade para renovar a V.Exa. protestos de estima e elevada consideração.

Cordialmente, Geraldo Alckmin

Governador do Estado de São Paulo."

Aproveito também para transcrever parte do pronunciamento que fiz ontem, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na cerimônia presidida pelo Deputado Estadual João Caramez.

Obrigado, Sr. Presidente.


PRONUNCIAMENTO QUE SE REFERE O ORADOR

"Existe uma única estrada e somente uma, e essa é a estrada que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho essa estrada, a esperança brota e o sorriso se abre em meu rosto. Dessa estrada nunca, jamais fugirei" (Daisaku Ikeda)

"Seja como for, a grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia Impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade!"

A frase acima é um resumo de uma vida de oito décadas, seis das quais dedicadas à propagação da Filosofia Humanista do Budismo de Nitiren Daishonin. São palavras que definem a grandiosidade da obra deste desbravador ímpar: Daisaku Ikeda.

Sua frágil saúde contrastava, desde sempre, com uma índole indomável e uma busca incessante por conhecimento. A extrema debilidade física levou-o a buscar respostas sobre as questões da vida e da morte.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Daisaku defrontou-se com a tragédia da guerra. Enquanto o Japão avançava nos confrontos e os esforços da Nação para manter as tropas em combate arrefeciam, o pequeno Daisaku viu seus irmãos mais velhos, um a um, serem levados ao front.

Nessa época foi acometido de tuberculose e o trabalho em uma fábrica de armamentos agravou sua condição.

A Segunda Guerra terminou em 1945, mas não o sofrimento da família Ikeda que, neste ano, recebeu o comunicado da morte de seu primogênito, em um campo de batalha na Birmânia.

Além da catástrofe inimaginável das duas bombas atômicas, lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em agosto daquele ano, o povo teve de se submeter à ocupação e à imposição de uma nova cultura e a leis que desrespeitavam suas crenças milenares. Foi uma Nação faminta e desesperançada que as tropas americanas encontraram naqueles tempos sombrios de pós-guerra.

Convidado a participar de uma reunião em que seriam discutidas questões filosóficas, o jovem Daisaku conheceu, nesta ocasião, o homem que o inspiraria a mudar todo o rumo de sua vida. Naquele dia 14 de agosto, ao entrar na sala onde acontecia mais uma Reunião de Palestra da Soka Gakkai, foi imediatamente tomando por um profundo sentimento de aconchego e familiaridade. O homem que palestrava não era outro senão Jossei Toda. Ele explanava sobre o Sutra de Lótus.

Qual o verdadeiro propósito da vida? Esse é o principal enigma sobre o qual toda a humanidade vem se debatendo ao longo de sua História. Desde o seu ingresso à Soka Gakkai, a trajetória de Daisaku Ikeda foi marcada por uma resoluta vontade de aprender, compreender e consolidar os objetivos traçados por seu mestre Jossei Toda.

Sua luta pela paz perene não é mero idealismo utópico. Ikeda é um conferencista renomado que comprova suas palavras a partir de seus feitos. Sua ideologia baseia-se na Revolução Humana, um passo evolutivo que cada ser humano pode realizar a partir de sua transformação interior e conscientização quanto ao verdadeiro propósito da vida.

A paz que almejamos não é nada fora do ser, é algo que existe dentro de cada indivíduo e que uma vez evidenciado, promove a mudança de todo o seu entorno e toda a sociedade - enfatiza Ikeda constantemente.

Suas realizações perpassam todos os campos do conhecimento humano pois para ele a cultura é a expressão viva da capacidade ímpar do ser humano. Por acreditar na Educação como o principal meio para o aprimoramento individual, fundou escolas - desde o Ensino Infantil até a Universidade -, fundou instituições culturais como a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji.

Vem promovendo constantes diálogos coma acadêmicos e líderes governamentais, proferiu palestras em universidades de ponta e, por indicação do então presidente da instituição, Austregésilo de Athaíde, foi nomeado sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras, em 1993. É reconhecido por mais de uma centena de instituições de ensino superior com o título de Doutor Honoris Causa e, em nome da paz perene pela qual realiza todas essas ações, anualmente elabora uma Proposta de Paz, entregue à ONU, desde 1983.

Atualmente, a Soka Gakkai é a maior organização de leigos budistas do mundo. A SGI conta com mais de 12 milhões de membros em 192 países e territórios.

Daisaku Ikeda, presidente da SGI, é hoje uma das pessoas a receber o maior número de homenagens acadêmicos, títulos honoríficos e reconhecimentos de diversas partes do mundo. Ao todo, são mais de 3 mil títulos, louvando-o como um cidadão exemplar e engajado no esforço pela paz mundial. Recentemente, o líder da SGI conquistou mais de 250 títulos de universidades do mundo todo e mais de 600 títulos como cidadão honorário. Além disso, realizou mais de 7 mil diálogos com personalidades mundiais e fez 70 viagens pelo globo. O romance Revolução Humana, de sua autoria, é considerado um dos maiores best-sellers do século. Seus escritos, incluindo diálogos com líderes de vários países foram publicados em mais de 650 volumes em 31 idiomas, que nos permitem fazer "chakubuko" e no início de 2014 completarei 35 anos de prática.

Diante do exposto, apresentamos nossas congratulações à Daisaku Ikeda - presidente da Soka Gakkai Internacional pela idealização e pela inauguração da Nova Sede Centra ciente de que esse fato marca o início de uma nova era de expansão e desenvolvimento para todos os associados presentes em 192 países, com 12 milhões de integrantes dessa importante organização que se espalhou por todos os continentes difundindo os princípios de valorização da vida e da construção de uma nova sociedade de paz.

Nos 83 anos da Soka Gakkai e com a inauguração da nova Sede Central uma nova partida rumo a 2030 - Ano do Centenário da Soka Gakkai internacional.

Parabéns, Daisaku Ikeda!