1 a 20 de 3719 documentos encontrados.

UF: PB Orador: LUIZ COUTO
Data Sessão Fase Orador Hora Sumário
17/04/2024 58.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:24* O Deputado destacou a importância da Cúpula de líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro de 2024, e a promoção do envelhecimento ativo e saudável, destacando a equidade em saúde. Em seguida, parabenizou o Sousa Esporte Clube, tricampeão paraibano de futebol, reconhecendo a conquista e mencionando figuras importantes do clube.
16/04/2024 56.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:44* O Deputado elogiou o Governo Federal pelo lançamento de um decreto que amplia e agiliza a reforma agrária, destacando o compromisso com a pauta e a importância da medida para a soberania alimentar do País. Ele também mencionou um artigo escrito por Pedro Serrano, publicado na CartaCapital, que aborda a relação entre a Constituição e as Forças Armadas. O texto reforça a necessidade de rejeitar opiniões que enaltecem a ditadura e defendem uma suposta função de poder moderador das Forças Armadas, citando o Ministro Flávio Dino para destacar que, no regime constitucional, o poder é civil, e a função militar é subalterna.
10/04/2024 50.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:04* O Deputado abordou dois temas importantes em seu discurso. Primeiramente, discutiu o problema da depressão e suas consequências, destacando o aumento preocupante de casos desde 2019 na Paraíba, ressaltando fatores como solidão, desemprego e traumas na construção da masculinidade como possíveis causas. Elogiou a Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba pelo trabalho dedicado a essa questão. Em seguida, expressou seu repúdio às ações discriminatórias do governo do I contra a comunidade bahá'í, citando violações como julgamentos injustos, confisco de propriedades e desrespeito até mesmo em questões funerárias. Demonstrou apoio à comunidade bahá'í no Irã e no Brasil.
27/03/2024 44.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:12* O Deputado elogiou a decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) de encaminhar para a Executiva Nacional a tática eleitoral para João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro RJ) e Curitiba (PR). A seguir, manifestou seu apoio à candidatura de Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa (PB). Também expressou preocupação com casos de estupro e exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando um caso recente em Minas Gerais e criticando a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não considerou crime de estupro de vulnerável o caso de uma menina de 12 anos. Por fim, mencionou uma entrevista de Fernandinho Beira-Mar à TV Record em 2019, onde afirmou que o caso Marielle envolvia milicianos e policiais.
26/03/2024 42.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:08* O Deputado comemorou a conclusão da investigação da morte da Vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, atribuindo o mérito ao Presidente Lula. Elogiou a Polícia Federal pela investigação e criticou a Gestão anterior do Rio de Janeiro pelo fracasso nas investigações.
20/03/2024 34.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 13:56* O Deputado defendeu a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, contra ataques da extrema direita, destacando sua competência e integridade. Ressaltou os esforços da Ministra para reestruturar hospitais federais, criando comitês gestores e reabrindo leitos. Denunciou as acusações injustas e misóginas contra Trindade, enfatizando a importância das mulheres no poder para a democracia. Expressou solidariedade à Ministra e todas as mulheres lutando pelos direitos. Concluiu com votos de apoio contínuo à Ministra.
19/03/2024 30.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:20* O Deputado elogiou o terceiro mandato de Lula, destacando a reconstrução das relações institucionais e políticas. Ele enalteceu o Ministro Alexandre Padilha e ressaltou as mudanças significativas em apenas um ano de governo, como a valorização do salário mínimo, o retorno do Programa Bolsa Família e a implementação do Mais Médicos. Destacou o protagonismo internacional do Brasil sob a liderança de Lula e a reunião ministerial recente, enfatizando o Novo PAC como um exemplo das iniciativas do Governo.
13/03/2024 27.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:04* O Deputado destacou os investimentos significativos do Governo Federal, sob a gestão do Presidente Lula, na área da saúde em Campina Grande, Paraíba. Em seguida, manifestou preocupação com o descredenciamento de clínicas de atendimento a autistas pela Unimed em João Pessoa (PB), prometendo encaminhar um pedido de esclarecimentos à instituição. Por fim, denunciou a proliferação de organizações criminosas nos presídios brasileiros, citando o mapeamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública que identificou a presença de dezenas de facções, destacando a necessidade de ação para combater esse problema.
13/03/2024 27.2024 ENCERRAMENTO Luiz Couto, PT-PB 21:07* O Deputado elogiou o investimento do Governo Federal em Campina Grande (PB), na área da saúde. Manifestou preocupação com a falta de atendimento adequado a crianças autistas em clínicas que foram descredenciadas pela UNIMED, na Paraíba. Abordou um relatório do Ministério da Justiça sobre a presença de facções criminosas em prisões brasileiras, destacando a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV), expressando preocupação com a situação dos presídios e confiança no Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para encontrar soluções.
06/03/2024 19.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:28* O Deputado acusou o ex-Presidente Jair Bolsonaro de envolvimento em compra superfaturada de veículos blindados, apontando indícios de favorecimento e condescendência de agentes públicos, conforme relatório do TCU.
05/03/2024 17.2024 ENCERRAMENTO Luiz Couto, PT-PB 22:20* O Deputado noticiou o apelo do Papa Francisco para o fim do massacre na guerra entre Israel e os palestinos, concordando com a necessidade de desarmamento como um dever moral. Abordou a importância do relatório anual do instituto sueco V-Dem sobre a qualidade dos regimes democráticos pelo mundo, apontando para um recuo das democracias e um aumento de países autocráticos. O Deputado mencionou o risco enfrentado pelo Brasil em 2022, com uma trama golpista, e destacou que a eleição de Lula da Silva foi considerada um avanço, mas ainda há desafios, como a polarização e a desigualdade de gênero.
05/03/2024 17.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 17:48* O Deputado destacou o pronunciamento do Papa Francisco que condena o massacre na guerra entre Israel e Palestina, expressando sua preocupação com o sofrimento das populações afetadas. Abordou o lançamento do relatório anual de 2024 do instituto sueco V-Dem, que avalia a qualidade dos regimes democráticos em todo o mundo, apontando um aumento no número de países com Governos autocráticos, representando 72% da população global. Mencionou os desafios enfrentados pela democracia, como polarização e desigualdade de gênero, ressaltando a importância de prestar atenção a esses relatórios para reconhecer e combater ameaças à democracia.
29/02/2024 13.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 10:24* O Deputado enfatizou que não pode haver anistia para aqueles que atentam contra a democracia no País, destroem patrimônio público e conspiram para um golpe de Estado. Ele criticou a solicitação de anistia feita pelo ex-Presidente Bolsonaro, afirmando que suas próprias ações o culpam e que seu destino é a prisão. O Deputado reforçou a importância de respeitar e preservar a democracia, destacando que a Extrema Direita precisa entender que não se pode brincar, golpear ou destruir a democracia de um país.
29/02/2024 13.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 09:24* O Deputado mencionou a sua atuação na Comissão de Direitos Humanos e destacou a necessidade de criação de uma CPI para investigar o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ressaltou a perda do assessor técnico Amarildo Formentini, morto em decorrência de sua luta pelos direitos humanos. Destacou o trabalho de Monsenhor D. Luis Azcona e da Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante no combate aos abusos na Ilha de Marajó (PA). Agradeceu ao Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, pelo programa Cidadania Marajó, que busca enfrentar esses problemas com ações e parcerias, incluindo a implantação da Escola de Conselhos e distribuição de alimentos.
28/02/2024 12.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:08* O Deputado parabenizou o Superintendente do INCRA na Paraíba pelo assentamento de 540 famílias, assegurando direitos e créditos. Destacou, também, a ação da Polícia Federal contra a exploração sexual infantil.
27/02/2024 9.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 16:30* O Deputado lamentou o falecimento do jornalista paraibano Agnaldo Brito Almeida, destacando a amizade e os diálogos construtivos que mantiveram em prol da democracia brasileira. Manifestou solidariedade à família do jornalista.
21/02/2024 5.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 14:08* O Deputado expressou preocupação com a situação na Palestina, condenando os ataques israelenses que resultaram em vítimas civis, incluindo crianças e idosos. Defendeu a posição do Presidente Lula, que buscou promover a paz e um cessar-fogo na região. Acusou o Primeiro-Ministro de Israel de usar fake news para desviar a atenção dos ataques genocidas, comparando essa estratégia à utilizada pela extrema direita no Brasil.
06/02/2024 1.2024 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 16:24* O Deputado elogiou o Governo Lula por estabilizar a democracia, posicionar o Brasil globalmente e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição nº 45, de 2019, que trata da reforma tributária, destacando o compromisso com o diálogo democrático em 2024.
19/12/2023 279.2023 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 16:52* O Deputado celebrou os 47 anos de sua ordenação presbiteral, destacando sua jornada como sacerdote e político. Rememorou sua entrada no Seminário Imaculada Conceição aos 13 anos e a ordenação sacerdotal em 19 de dezembro de 1976, pelo Profeta D. José Maria Pires. Expressou gratidão pela oportunidade de servir a Deus e ao povo paraibano como Parlamentar. Ressaltou a importância da fé, oração, silêncio e ação evangelizadora em sua vida diária.
18/12/2023 277.2023 BREVES COMUNICAÇÕES Luiz Couto, PT-PB 17:04* O Deputado parabenizou Tarciana Medeiros, que, desde janeiro de 2023, assumiu a liderança do Banco do Brasil, tornando-se a primeira mulher à frente da instituição em mais de dois séculos. Destacou o marco histórico dessa conquista e expressou o desejo de ver mais mulheres em posições de destaque. Em seguida, abordou seu encaminhamento para a criação de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba, mencionando a decisão do Governo Federal, anunciada pelo Presidente Lula, de construir cem institutos federais em todo o país. Informou sobre sua visita ao Ministério da Educação para priorizar a construção desses institutos em seu estado e destacou o investimento de suas emendas individuais e de bancada nesse setor.
* Na fase da Ordem do Dia, a coluna "hora" corresponde à hora de início da fase.