Sedes da Câmara dos Deputados  

RIO DE JANEIRO

A primeira sede da Câmara dos Deputados foi a Cadeia Velha, edifício construído em meados do século XVII para abrigar a Câmara Municipal e servir de prisão, como era costume no Brasil Colonial. Ali Funcionou de 1826 a 1889. Outras imagens.

Cadeia Velha

 


A proclamação da República e conseqüente convocação da Constituinte Republicana levaram o Congresso a se instalar no Cassino Fluminense, em novembro de 1890, no período das sessões preparatórias.


Palácio São Cristovão

De 10 de junho a 3 de novembro de 1891, a Câmara funcionou em recinto adaptado no antigo Paço da Quinta da Boa Vista (palácio de São Cristóvão), que serviu de sede ao Congresso Constituinte da República (1890-1891) e onde tomou posse o primeiro Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca. Hoje é a sede do Museu Nacional/UFRJ.


As condições precárias das instalações físicas do Paço da Quinta da Boa Vista fizeram-na retornar à Cadeia Velha em dezembro de 1891, lá permanecendo até 2 de setembro de 1914. De 12 de setembro de 1914 a 17 de junho de 1922 funcionou no Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal.


Palácio Monroe


Os preparativos para a grande exposição internacional do Centenário da Independência levaram-na a ocupar, de junho de 1922 a junho de 1926, o edifício da Biblioteca Nacional.


Biblioteca Nacional

Plenário na Biblioteca Nacional


Enquanto isso, construía-se o Palácio Tiradentes, no local da antiga sede, Cadeia Velha, onde esteve preso Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Inaugurado por ocasião das comemorações do Centenário da Câmara, o Palácio Tiradentes serviu-lhe de sede de 1926 a 1960, quando ocorreu a transferência da Capital Federal para Brasília. O Palácio é, hoje, a sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Palácio Tiradentes - Croquis
Palácio Tiradentes - Planta Baixa (1º Piso)

Palácio Tiradentes


Congresso Nacional em Brasília Câmara dos Deputados em Brasília


voltar