CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 304.2.53.O Hora: 10:52 Fase: BC
Orador: FILIPE PEREIRA, PSC-RJ Data: 04/12/2008

O SR. FILIPE PEREIRA (PSC-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, como Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, agradeço à Ministra Dilma Roussef que ontem compareceu à audiência pública na Comissão para analisar o impacto da crise financeira sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Quero dizer à Sra. Ministra que esperamos que o PAC seja realmente um grande instrumento de promoção do crescimento do País. O Brasil precisa se desenvolver para que a sociedade brasileira possa sanar a dívida que tem com as famílias mais necessitadas e carentes, principalmente as que ocupam áreas de risco. Por isso precisa atender rapidamente às demandas de todo o País, principalmente as de Santa Catarina, onde aconteceram recentemente terríveis desastres naturais.

Também está havendo problemas na cidade do Rio de Janeiro, em Campos, em Rio Bonito, como disse o Deputado Chico D'Angelo. Nós esperamos que o Governo Federal seja parceiro desses Municípios que foram tão penalizados pela natureza, ajudando-os a solucionar seus problemas.

Sr. Presidente, outro motivo que me traz também a esta tribuna são os problemas relacionados com as Forças Armadas do País.

Mais uma vez, no final de semana passado, fomos informados de que soldados brasileiros que prestam serviços nas Forças Armadas têm que retornar todos os dias para as suas casas antes do horário do almoço, porque não há nos quartéis alimentos para alimentá-los. Isso é um absurdo! É uma situação que não podemos admitir.

Eu, sou um jovem de 25 anos, o Parlamentar mais jovem do meu Estado e prezo muito as Forças Armadas brasileiras. Acredito que as instituições das Forças Armadas são os melhores instrumentos de ensino e de preparação de cidadãos do País, não somente na área cívica, mas também na profissional. Então, ao deparar com uma notícia como essa, pergunto-me por que nós, membros do Congresso brasileiro, não podemos pressionar o Governo para que ele dê condições às Forças Armadas de atender bem aos jovens que se alistam para o serviço militar, preparando-os para um futuro profissional digno?

Sr. Presidente, coloco-me à disposição das Forças Armadas, para, juntos, lutarmos com garra e afinco para mudar essa situação.

Na primeira metade do ano passado, o nosso partido, por meio do seu conselho político, esteve junto ao Presidente da República e ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para informá-los de que elabora projeto de profissionalização de jovens brasileiros pelas Forças Armadas. S.Exas. ficaram muito satisfeitos com o projeto.

Por isso, Sr. Presidente, solicito ao Ministro da Defesa, Nelson Azevedo Jobim, que olhe com carinho para as Forças Armadas e para os jovens brasileiros, e, principalmente, não deixe morrer neles a esperança de terem um futuro melhor e um país mais digno para viver.

Muito obrigado, Deputado Inocêncio Oliveira.

Bom dia a todos!