CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 304.2.53.O Hora: 10:46 Fase: BC
Orador: CHICO D'ANGELO, PT-RJ Data: 04/12/2008

O SR. CHICO D'ANGELO (PT-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Sras. e Srs. Deputados, queria me solidarizar com as populações que vivem um cenário dramático em 2 cidades do Estado do Rio de Janeiro, também em razão de enchentes: Campos e Rio Bonito.

Em Campos já são quase 15 mil desabrigados; em Rio bonito, mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas, com várias casas destruídas pelas chuvas.

Com cenários diferentes, em Rio Bonito, o Prefeito José Luiz Antunes, o "Mandiocão", está diuturnamente junto com a população. Ainda ontem fui ao Ministério das Cidades com o Vice-Prefeito eleito, Mateus, para pedir recursos. A defesa civil estadual esteve presente no Município, além da defesa civil municipal.

Em Campos, pedimos que a Prefeitura se empenhe mais junto às instâncias estaduais e federais para que a população possa recuperar sua dignidade, com moradia e saúde, pois sabemos que esse drama das chuvas têm conseqüências: as pessoas ficam sem casas e várias doenças são provocadas pelas enchentes.

Solidarizamo-nos com as cidades de Campos e Rio Bonito, sendo que, em uma delas, o poder público municipal, no caso de Rio Bonito, está se empenhado e movimentando junto às esferas estadual e federal em busca de recursos para recuperação da infra-estrutura da cidade.

Pedimos, em razão do drama da população, que o poder público municipal de Campos, a Prefeitura, se movimente mais e busque ajuda. Apesar de já ser uma Prefeitura que tem muitos recursos, peço por mais recursos das esferas federal e estadual e pela agilização dos trabalhos da defesa civil dos 2 Municípios, assim como da defesa civil estadual.

Estive ontem na Secretaria Nacional de Habitação, em companhia do Vice-Prefeito eleito de Rio Bonito, solicitando do Ministério recursos para o drama das casas que ruíram em Rio Bonito.

Minha solidariedade a esses Municípios e ao Prefeito de Rio Bonito, José Luiz.

Muito obrigado.