CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 095.3.53.O Hora: 16:46 Fase: BC
Orador: SOLANGE ALMEIDA, PMDB-RJ Data: 06/05/2009

A SRA. SOLANGE ALMEIDA (Bloco/PMDB-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, celebra-se no dia 7 de maio o aniversário do querido Município de Rio Bonito.

Quando falo de Rio Bonito, falo também da história da minha vida. É lá que eu moro; foi lá que criei meus 3 filhos; foi lá, convivendo com as pessoas humildes de Catimbau Pequeno, com as suas necessidades e carências, que entendi que a única forma que eu tinha para melhorar a vida daquelas pessoas era através da representatividade política.

Fui eleita 2 vezes Vereadora e 2 vezes Prefeita de Rio Bonito, cargos esses que muito me honraram e que me levam neste momento a contar a gloriosa história do nosso município e da nossa gente.

Saúdo, pois, na oportunidade, os primeiros colonos da região, os fundadores, os pioneiros, e os que os sucederam, os filhos da terra e os seus atuais habitantes, a cujo trabalho se deve a fundação e o desenvolvimento da cidade.

As primeiras referências acerca do povoamento de Rio Bonito datam ainda da segunda metade do século XVIII. Em 1755 inicia-se o processo de colonização, com a chegada do Sargento-Mor Gregório Pereira Pinto, que funda a Fazenda Madre de Deus e ergue no local uma capela. Era dado, então, o primeiro passo, que antecedeu a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a qual permanece, desde 1816 até hoje, no coração da cidade, constituindo um dos motivos de orgulho para o povo de Rio Bonito.

Entre os principais fatores do progresso local está o solo fértil da região, de forma que Rio Bonito passou de pequeno povoado a vila, a freguesia e, finalmente, a cidade, merecendo registro a participação da economia do município durante o ciclo de cana de açúcar e, em seguida, na expansão da cultura cafeeira.

Além dos fatos, documentos e edificações que comprovam a cultura, a história e a tradição de Rio Bonito, distingue-se a cidade pela natureza exuberante, pela beleza visível nas mais altas serras do Rio de Janeiro. Destacamos a nossa querida Serra do Sambê e o conjunto de cachoeiras, rios e saltos, entre os quais o Salto de Braçanã, a Cachoeira de Rio Seco, a Cachoeira dos Bagres, a Cachoeira Grande e a Queda da Buia.

A fauna e a flora, riquíssimas, são representadas por micos e extensa variedade de pássaros, além de orquídeas raras e árvores frutíferas.

Ao homenagear o Município de Rio Bonito, que completa 163 anos de emancipação político-administrativa, tenho de assinalar também as principais preocupações, reivindicações e expectativas da população local, defendendo a adoção de medidas em benefício do processo de desenvolvimento da cidade, os incentivos para a promoção da atividade industrial, a geração de empregos, a solução para os problemas nas áreas de saúde, educação, transportes etc.

Cabe mencionar ainda e em especial a importância da antecipação das obras de duplicação da BR-101 Norte, que liga Niterói ao Espírito Santo, principal via de acesso a Rio Bonito. Trata-se de uma das estradas mais perigosas do País, na qual se registra grande número de acidentes. Além da questão da segurança dos motoristas, a ampliação da rodovia é estratégica para o desenvolvimento econômico da região norte do Estado do Rio de Janeiro.

Em conclusão, reitero as congratulações à cidade e ao povo rio-bonitense, em alusão ao aniversário de Rio Bonito, no dia 7 de maio, exaltando mais uma vez os valores que engrandecem o patrimônio natural, cultural e histórico do município, e ao mesmo tempo encarecendo o trabalho, o apoio e a união pela superação dos desafios atuais, pela implementação dos projetos necessários ao progresso do município, à segurança e ao bem-estar de seus habitantes, entre os quais me incluo com muito orgulho.

Muito obrigada.