CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 050.1.54.O Hora: 10:36 Fase: GE
Orador: RUI PALMEIRA, PSDB-AL Data: 25/03/2011

O SR. RUI PALMEIRA (PSDB-AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de, no dia de hoje, externar a nossa preocupação com os rumos do programa Saúde da Família.

Recebemos na última quarta-feira o Presidente e o Vice-Presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, que nos relataram as dificuldades por que passam os Municípios. Hoje, para manter cada equipe do PSF, esses Municípios recebem apenas 9 mil reais, valor totalmente defasado, que tem de ser complementado em quase três vezes.

Apelamos ao Ministério da Saúde para que reveja a política em relação ao PSF e solicitamos a reavaliação dos valores destinados ao programa, porque essa situação vem penalizando os Municípios mais pobres do Nordeste, Sr. Presidente. V.Exa., na condição de representante do Estado do Ceará, sabe disso.

Reiteramos, portanto, nossa solicitação ao Ministério da Saúde para que reavalie o caso, sob pena de extinção desse programa tão valoroso, o PSF.

O SR. PRESIDENTE (Chico Lopes) - Concordamos com o discurso de V.Exa.

Aproveito a oportunidade para convidar V.Exa. para integrar a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, que inclusive já se reuniu com o Presidente da Casa, Deputado Marco Maia.

Acreditamos que essa situação só será resolvida com financiamento e mais dinheiro para a saúde. Ela não é privilégio de Alagoas, mas também existe no Ceará e no resto do País.

Parabenizo o jovem Deputado pela preocupação.