CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 029.1.54.O Hora: 15:12 Fase: PE
Orador: JOSÉ AIRTON, PT-CE Data: 02/03/2011

O SR. JOSÉ AIRTON (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, primeiramente, quero fazer um agradecimento pela visita ao Ceará, no último sábado, ao nosso Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, companheiro que tem um compromisso muito grande com as causas do nosso povo.

S.Exa. esteve no Ceará durante peregrinação por 16 Estados da Federação, para apoiar pessoalmente a mobilização contra o risco de epidemia de dengue em algumas regiões brasileiras. O Ceará, particularmente, é um Estado que tem reconhecimento, pelas políticas públicas implantadas, sobretudo porque foi pioneiro na implantação do Programa Saúde da Família e na atuação dos agentes comunitários de saúde, experiência que tive o privilégio de iniciar quando fui Prefeito da cidade de Icapuí. Participamos desse processo de fortalecimento das ações preventivas contra a dengue e da defesa da saúde pública do nosso povo.

O Ministro esteve na Escola de Saúde Pública, acompanhado pelo nosso Vice-Governador em exercício, Domingos Filho, junto com os Senadores Eunício Oliveira e Inácio Arruda, com a bancada federal do Ceará, vários Deputados Estaduais, Prefeitos, Secretários Municipais e representantes da sociedade. Houve inclusive uma grande apresentação do movimento social de mobilização contra a dengue para alertar a sociedade para o risco da doença.

Quero felicitar o Ministro e agradecer-lhe a presença. Precisamos urgentemente mobilizar a população, porque, nessa luta, não basta os Governos estarem engajados. É fundamental e decisiva a participação da sociedade. Por isso essa campanha tem um apelo muito importante para combatermos a dengue, os malefícios ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti.

Mais uma vez quero ressaltar o importante papel dos Prefeitos, dos Secretários, enfim, da comunidade como um todo.

Trago a esta tribuna outro assunto, Sr. Presidente e caros colegas. É preciso destacar a medida que a nossa Presidente acaba de tomar. Vejam bem: por um lado, o Governo faz cortes de 50 bilhões de reais no Orçamento, que, como sabemos, é fictício - o Orçamento da União, assim como o de Estados e Municípios, precisa estar ajustado à realidade, entre receitas e despesas; por outro lado, a nossa Presidente nos surpreende positivamente e mostra mais uma vez um compromisso inadiável com as áreas sociais. É com alegria e satisfação que soubemos do reajuste dos benefícios do Programa Bolsa Família, medida que causará impacto decisivo na vida de milhões de brasileiros que dele dependem.

Muitos não gostam dela porque acham que é assistencialista, que não traz muitos benefícios, que faz as pessoas se acomodarem, mas nós entendemos a realidade. Os dados comprovam que é preciso apoiar essas famílias e contar com uma política de inclusão social. Por isso a formação, a capacitação é muito importante.

Parabéns ao Governo Federal por essa iniciativa!