CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final
Sessão: 015.1.52.E Hora: 16:20 Fase: PE
Orador: COLBERT MARTINS, PPS-BA Data: 16/07/2003

O SR. COLBERT MARTINS (PPS-BA. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no último fim de semana, a vida cultural e política da região de Feira de Santana ficou mais pobre com o falecimento de Amadeu Nogueira de Campos.                                                                                                                                                                 

Político e jornalista, mas também poeta, historiador e filosofo, Amadeu Nogueira nasceu em 3 de abril de 1912, na vizinha cidade de Irará. Na metade do século passado, em 1950, transferiu residência para Feira de Santana, onde faleceu no dia 12 do corrente.                                                                                                                                   

Em Irará, no exercício da Intendência Municipal, como era a denominação do cargo de Prefeito, comandou, em 1942, as comemorações alusivas ao centenário da cidade. Também na vida pública presidiu por muito tempo o antigo PSD, quando estimulou o surgimento de novas lideranças políticas.

Ainda naquele Município fundou, em 1939, o Irará Jornal, em cujas páginas contou o cotidiano da cidade    que muito amou. Tanto assim que na casa em que veio à vida, no centenário Sobrado dos Nogueiras, hoje vive a Casa Cultural de Irará.

Ao fixar residência em Feira de Santana, em 1950, além de se dedicar à iniciativa privada no ramo de couros e peles, Amadeu Nogueira fundou a tradicional Tipografia e Livraria D. Pedro II, que logo se transformou num ponto de leitura para os feirenses e numa opção para editores de livros e periódicos.                                                                                                             

Em meu nome, e também no dos iraraenses e feirenses, registro neste Parlamento o passamento do grande cidadão Amadeu Nogueira de Campos, que deixa viúva, D. Helena Mendes Nogueira, três filhos, oito netos e três bisnetos.

Gratos pela atenção.